Transparência

Se existe algo que acreditamos é nas relações. Ou melhor, no resgate

das relações mais harmoniosas entre todas as pontas da

produção – dos fornecedores até você!

Por isso nós, da Mantum, queremos te trazer para mais perto da gente.

Como fazemos isso?

Compartilhando aqui quem foram as pessoas que fizeram parte de todo o ciclo da roupinha – desde a colheita do algodão da criação e confecção da peça, até o embrulho final adquirido.

Mostrar como o carinho e a intenção estiveram presentes em cada uma dessas etapas.

 

Acreditamos na construção de um jeito novo de atuar

no mercado da moda. 

Fazemos isso todos os dias com um elo mais fraterno com nossos fornecedores, com o cuidado e respeito aos ciclos naturais do meio ambiente e no incentivo às práticas mais conscientes

por parte dos consumidores.

Tudo isso e muito mais está desde o princípio da nossa criação. 

É por isso que nós da Mantum nos orgulhamos em fazer parte do movimento mundial chamado fashion revolution, uma cultura onde diversas marcas e pessoas da moda visam se posicionar no mundo de forma mais humana e responsável. 


Acompanhe para saber mais: @fash_rev_brasil @fash_rev e www.fashionrevolution.org

 

Temos como base três pilares de transparência: ecológica, econômica e social.
 

Ecológica

Algodão 100% orgânico

            Utilizamos algodões cultivados na Índia, Peru e no Brasil.

 

O que significa ser algodão orgânico?

 

Significa que em toda plantação desses algodões não são utilizados insumos agrotóxicos. A terra e essas plantas maravilhosas, não recebem pesticidas ou fertilizantes químicos. São utilizados métodos biológicos para o controle de pragas. As sementes não são geneticamente modificadas. As plumas de algodão passam por um processo de alvejamento ecológico, o que normalmente não ocorre na indústria habitual. 

 

No cultivo do algodão convencional se utilizam mais de 10% dos pesticidas e quase 25% de todos os inseticidas fabricados no mundo, tornando-se um dos processos mais poluentes e devastadores ao meio ambiente. 

 

O algodão orgânico carrega em si a ideologia da proteção à natureza e por isso utiliza menos água em seu manejo, economizando e não poluindo o ar, solos e lençóis freáticos com pesticidas e fertilizantes químicos e sintéticos e principalmente protege a saúde dos trabalhadores e moradores do entorno.

 

Por conta disso o algodão orgânico é considerado natural e hipoalérgico para a pele do bebê e de todos que entram em contato com ele.

 

Sua durabilidade é mais alta e de melhor qualidade pois é cultivado com consciência e sem produtos agressivos que acabam estressando a planta, empobrecendo o solo e matando seus microrganismos, desequilibrando o meio em que a planta e o fruto do algodão se desenvolvem.

 

O plantio do algodão orgânico é feito por agriculturas familiares ou pequenas comunidades de agricultores, contribuindo para o fortalecimento da economia local e prosperidade social. Protegemos assim também diretamente a saúde de quem fornece a mão de obra do cultivo, manejo e colheita.

 

Econômica

Comércio justo

           

Também conhecido como fair trade, essa conceito de mercado visa a maior igualdade possível em todas as pontas da cadeia de produção – do fornecedor ao consumidor. Possibilita maior geração de empregos e maior acessibilidade a produtos orgânicos e de qualidade.

O plantio do algodão orgânico é feito por pequenos agricultores ou agriculturas familiares, contribuindo para economia local e igualdade social, gerando diversos benefícios como a saúde de quem fornece

a mão de obra do cultivo, manejo, das colheitas e da comunidade local.

Social

Reconexão

 

A sustentabilidade baseia-se em alguns princípios, como a reconexão com a natureza. Esse convite de conexão e reconexão talvez seja o que mais define a Mantum. Além desse resgate da nossa ligação com o meio ambiente, também queremos a reconexão com nossa própria natureza.

 

Culturas e ancestralidades diversas

 

Na Mantum, sempre buscamos a diversificação na estamparia, não apenas para contemplar diferentes crenças, mas também para dar visibilidade à abundância e à beleza de culturas e ancestralidades que há muito nos cercam.

 

Parceria com ONGs

 

A Mantum valorizar a inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho ao utilizar os papeis reciclados confeccionados por esses artesões da ONG ADERE (http://adere.org.br) promovendo a geração de renda e inclusão social desses grupos. Apoiamos e promovemos saberes populares da área têxtil, com a divulgação e articulação de comunidades que desenvolvem técnicas e projetos como agroflorestatêxtil, fiação artesanal de algodão orgânico, técnicas e comunidades de bordados populares, técnicas de impressão têxtil e tingimento vegetal.  

Ciclo de vida

* Arraste para mover e clique duas vezes para voltar ao tamanho original.

© 2018 Mantum. All rights reserved.