Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre algodão orgânico e algodão convencional?


A diferença é que no algodão convencional, são plantios e plantações de milhares de hectares e por conta disso, o que é chamado atualmente na agricultura tradicional, é chamado de “deserto verde”: são muitos hectares de uma monocultura - no caso, o algodão – prejudicando a biodiversidade da região e o desdobramento positivo que ela geraria, pois apesar de ser verde, não há vida ali (como um deserto).

Ao menos não uma vida saudável – desde a terra com seus micro-organismos, até o ar com insetos polinizadores, e até a água, com os lençóis freáticos.

De fato, o maior sinal de vida que esses desertos verdes geram são as pragas, que aparecem com mais frequência e facilidade, pois essas plantações são verdadeiros banquetes para elas.

Por conta disso, é necessário utilizar de agrotóxicos cada vez mais agressivos para combatê-las. E como você deve imaginar, esse veneno usado contra as pragas permanece no algodão e nas roupas mesmo após as lavagens.

Ou seja, o plantio do algodão em regime de monocultura não só interrompe os ciclos naturais do ecossistema, como cria um outro ciclo, um ciclo mais venenoso: mata a biodiversidade, atraindo pragas cada vez mais resistentes para serem mortas com agrotóxicos cada vez mais agressivos.

Por sua vez, o algodão orgânico é produzido em menor quantidade, geralmente em um sistema de agricultura familiar; cuja infraestrutura é mais barata – sem depender de um alto investimento tecnológico para colheita e, principalmente, sem precisar de agrotóxicos, pois o algodão plantado não segue o regime de monocultura dos “desertos verdes”, pelo contrário, ele está dentro daquilo que se chama de “culturas sintrópicas”, plantando outras coisas junto do algodão, como mandioca, mamão, entre outros, que ajuda a proteger o cultivo das pragas.

Assim sendo, o algodão orgânico não é apenas mais barato (tanto para produtor, quanto para o consumidor) e está livre de produtos tóxicos, ele também utiliza da inteligência da natureza para ser sustentável e pró-vida em todas as pontas da cadeia – desde o produtor até o bebê.




E quanto a qualidade do algodão orgânico?


Sim, a qualidade é melhor.

Uma vez que o algodão orgânico não está carregado de agrotóxicos, as próximas etapas da cadeia, como colheita e fiação, são muito mais conscientes.

Então quando o alvejamento do algodão vai ser realizado___




Qual é tempo de vida útil das roupas Mantum?


Esse tempo é indeterminado. Dependendo do se uso e de sua conservação.

Nós sempre aconselhamos que se encontre maneiras criativas de fazer a peça durar mais, seja em seu reaproveitamento – cortando-a para transformar em uma camiseta, por exemplo – ou, caso a peça já não sirva mais ao bebê, nós incentivamos que a roupa seja doada.

É possível conferir mais dicas aqui.

Confira nossas dicas para o reaproveitamento da peça para além do seu ciclo de uso.

  • Transforme o body em camiseta cortando a parte de baixo
  • Doe para outro bebê
  • Doe para alguma instituição
  • Envie de volta para a Mantum. Entre em contato no contato@mantum.com.br
  • Transforme a peça numa roupinha para seu bichinho de estimação. É simples.
  • Use a peça já usada (caso esteja bem danificada) como manta entre as camadas de terra em vasos de plantas.




Vocês produzem peças com estampas personalizadas?


Melhor que isso!

Nós oferecemos aos nossos parceiros-clientes um kit “faça você mesmo” para desenharem a própria estampa, chamado “Kit Criativo”.

Adquirindo uma camiseta ou body branco, você receberá o Kit Criativo que virá com novos modelos de símbolos sagrados para estampar, além de também ser possível desenhar a própria estampa.

Com isso, é possível presentear o bebê com uma peça Mantum personalizada, feita pela própria pessoa. Ou por uma criança – irmão, irmã, primo, prima – pode também desenhar uma estampa e, assim, se sentir mais conectado com o bebê ao ver que ele está usando uma roupa com um desenho seu.




A Mantum possui loja física para ver as peças em mãos antes de comprar?


Não possuímos loja física. A Mantum trabalha apenas com a venda digital. Por ora, o sistema de e-commerce é o modelo mais viável para nós – tanto por podermos direcionar o investimento em materiais de mais qualidade, quanto pela própria produção artesanal das peças.

No entanto, nós costumamos participar de algumas feiras de pequenos produtores ou de moda eco e exposições artísticas em eventos pontuais. Caso queira conhecer de perto antes de adquirir, nós vamos amar encontrá-la/o.

Acompanhe nossas redes sociais para saber onde nos encontrar olho no olho: @bebemantum

Em relação a ver e as roupinhas antes da compra, podemos garantir a qualidade e veracidade e que todas elas vêm carregadas de carinho e intenção.

E em qualquer necessidade de troca/devolução, você pode conferir nossa política sobre aqui.




Não encontrei a estampa que eu queria na numeração que preciso. Posso fazer uma encomenda específica?


Infelizmente não.

Como a Mantum é uma marca de produção slow fashion, mais gentil com o planeta e com dedicação especial a cada peça, nossos estoques são mais limitados.

Mesmo assim, te convidamos a nos seguir no Instagram e conferir as novidades das próximas coleções. Temos certeza que você encontrará o modelo perfeito para o que precisa!




A Mantum não tem símbolos da minha religião. Como posso ser incluído/a?


Buscamos estampar símbolos que não sejam exclusivos de uma única cultura. Nossa ideia é que, dessa maneira, possamos contemplar a todos sem distinção de crenças e ainda promover o princípio de coexistência, que todos nós fazemos parte de um grande todo.

Essa é a grande idealização por trás dos símbolos: ao mesmo tempo que ela atravessam barreiras, eles nos unem.




Tentei realizar um pedido, mas não consegui finalizar a compra. O que devo fazer?


Não desista! Tente outro navegador, e se ainda assim o erro persistir, entre em contato com a gente pelo contato@mantum.com.br




É realmente possível doar minhas antigas roupas Mantum para vocês?


Sim, por favor! Essa é uma alternativa superconsciente de sustentabilidade que podemos criar juntas com você!

Desenvolvemos uma forma de receber essas peças e separá-las, para que sigam três caminhos:

  • Serão utilizadas na fabricação de novos produtos com a ideia de Upcycling ou customização;
  • Serão doadas para alguma instituição;
  • Serão enviados para fábricas que desfibrilam peças de algodão para produção de novos fios.

Para nos doar, você pode levá-las em alguma das nossas lojas físicas, ou enviar a peça pelos correios para o seguinte endereço:

Mantum

Rua Gibraltar, 384

CEP 04755-070

Santo Amaro - São Paulo - SP

O custo do envio fica por sua conta, e é importante você identificar a caixa com nome, telefone e e-mail para que possamos te agradecer apropriadamente :)





© 2018 Mantum. All rights reserved.